Blog

A marca dos profissionais e do Hospital Ortopédico é: pioneirismo e empreendedorismo

09/07/2021

O Hospital Ortopédico de Passo Fundo, é um sonho antigo de uma equipe de profissionais que dedica-se, a mais de cinquenta anos, para o ensino, pesquisa, aperfeiçoamento técnico e trabalho contínuo na especialidade de Ortopedia e Traumatologia. Em março de 1970 foi fundado o Pronto Socorro de Fraturas com o objetivo explícito no nome da marca, de prestar pronto atendimento traumatológico a toda comunidade. Iniciava-se, assim, uma trajetória vitoriosa com a marca do pioneirismo. Em 2009, a Instituição passou a ser chamada pelo nome atual, Hospital Ortopédico de Passo Fundo – HO.


Hoje, o Hospital Ortopédico de Passo Fundo é a maior estrutura exclusivamente voltada ao atendimento ortopédico do Brasil. Em sua trajetória, participou de eventos históricos na Medicina, protagonizados pelos seus profissionais. Dentre estes marcos de inovação, destaca-se a inauguração do Banco de Tecidos Músculo Esqueléticos, que é o mais antigo Banco de Tecidos em operação contínua do Brasil (1982), pioneirismo no tratamento de osteogênese imperfeita, pioneiro no alongamento de tíbia, fêmur (perna), cedeu durante 45 anos, gratuitamente para a Faculdade de Medicina da UPF a sua estrutura para aulas práticas de Ortopedia e Traumatologia, percursor de tratamentos cirúrgicos para pés-tortos, o primeiro implante de mão com sucesso no Estado (mão amputada em acidente de trabalho),  a primeira cirurgia do interior do Estado do Rio Grande do Sul de hérnia discal cervical via anterior, pela técnica de Cloward (1975), a primeira revisão de prótese do Quadril do Brasil (possivelmente da América) com o uso de transplante ósseo de fêmur (1988), o primeiro transplante de menisco do Brasil (2002), pioneiro, no mundo, na realização de técnica de osteotomia do colo do fêmur por artroscopia para tratamento da epifisiólise proximal do fêmur (2012), primeiro Serviço do Estado a realizar cirurgia de coluna videoendoscópica percutânea com material não consignado (2014), e ser o primeiro Serviço de Residência Médica do Sul do Brasil, fora das capitais. Na década de 80, Profissionais do Hospital Ortopédico auxiliaram todas as Indústrias Nacionais de Materiais Ortopédicos no desenvolvimento e melhoria em seus produtos, uma vez que não haviam produtos Ortopédicos Nacionais, e seus custos eram abusivos. Como exemplo, citamos que o custo de Implante de Quadril era de U$ 10.000,00 (dez mil dólares), e o Implante desenvolvido pelos Profissionais do HO, junto com mais de 9 (nove) centros do Brasil, desenvolveram uma Artroplastia Total, cujo preço de venda era equivalente a U$ 1.000,00 (hum mil dólares), (Implante cuja denominação CO10MR11, que foi utilizado durante 30 anos no Brasil). No momento estão em desenvolvimento por Médicos do Hospital Ortopédico, dois novos modelos de Implante de altíssima tecnologia e conceitos atuais que atenderão o mercado Nacional e Internacional do setor, cujo lançamento será em Outubro de 2021, em todo o mundo. Além disso, e de outros feitos não citados, destaca-se pela realização do Primeiro Congresso Gaúcho e também dez (10) Jornadas de Ortopedia e Traumatologia. Em seu Programa de Educação Continuada, contou com centenas de convidados Nacionais e Internacionais.


Em uma decisão estratégica, em 1982, foi decidido pelo corpo de profissionais que cada especialista deveria fazer treinamento e dedicar-se exclusivamente a uma área especifica da Ortopedia (quadril, coluna, mão, pé, joelho, ombro, ortopedia pediátrica, tumores Musculo Esqueléticos), um posicionamento pioneiro no Brasil que permitiu oferecer qualidade única na prestação dos trabalhos profissionais nesta área da Medicina, projetando a Instituição no país como Centro de Referência em todas a áreas da Ortopedia. Nossos profissionais participam dos eventos científicos como convidados em todo o país, ministrando cursos, conferências, mesas redondas e na configuração dos programas científicos dos Congressos.


Além da atuação na área Médica os profissionais do Hospital Ortopédico contribuem decisivamente em Instituições que estão ligadas diretamente ao desenvolvimento da Medicina em Passo Fundo e no Estado. Fundadores da Unimed, Fundadores da Unicred Planalto Médio (atual Crediplan), Fundador do Sistema Unicred – RS, Fundadores do CEOP – Centro de Estudos Ortopédicos de Passo Fundo, Administradores da Unimed, em duas gestões como superintendentes, Presidente da Unicred (atual Crediplan) na primeira gestão, e mais três gestões em outros períodos por profissionais do Corpo Clínico, Presidente da Unimed Planalto Médio, Presidente do Conselho de Administração da Central das Cooperativas de Crédito do Rio Grande do Sul (CECRERS), Membro da Diretoria da OCERGS/SESCOOP – RS, Membro do Quadro Associativo e Amigos Beneméritos do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril, Presidente do Congresso Nacional de Cirurgia do Quadril,  Professores Titulares de Ortopedia da Faculdade de Medicina da UPF, desde sua fundação em 1970 até o atual momento, Professores Titulares de Ortopedia da Faculdade de Medicina da Imed, um Membro de seu Corpo Clínico publicou um trabalho cientifico sobre Técnicas Cirúrgicas sobre Patologia do Joelho, que foi considerado um dos 20 (vinte) melhores trabalhos científicos na área do joelho do mundo. Muitos egressos com formação no Hospital Ortopédico são profissionais empreendedores no país e que replicam o modelo do HO. 


Atualmente, o Hospital Ortopédico de Passo Fundo é referência nacional em atendimentos Ortopédicos e Traumatológicos, contando com um Corpo Clínico composto de 26 Médicos Titulares, além de 16 Médicos Residentes e que realizam treinamento em áreas específicas de atuação. 

 

É importante ressaltar, que no HO, sempre preocupando-se com o aperfeiçoamento técnico constante, fomenta-se renovação contínua e ampliação de seu Corpo Clínico, através de novos profissionais, comprometidos com a vanguarda do atendimento de excelência da especialidade. Desta forma, mantem-se sempre acesa a chama pela busca de conhecimentos e parcerias tecnológicas e de negócios, que visem promover uma troca de experiências e valores para fortalecer o segmento do complexo Médico Hospitalar de Passo Fundo. 

 

Dr. Milton Valdomiro Roos
Presidente do Conselho de Administração do Hospital Ortopédico

Blog