Blog

Uma revolução na Artroplastia de Ombro realizada pelo Hospital Ortopédico de Passo Fundo

02/06/2023

O Serviço de Cirurgia de Ombro e Cotovelo do Hospital Ortopédico de Passo Fundo realizou na última quinta-feira uma Artroplastia Reversa de Ombro guiada por GPS, um procedimento inovador que melhora significativamente os resultados clínicos e a satisfação dos pacientes. Este procedimento chegou recentemente ao Brasil, sendo esta a primeira realizada no interior do país, fora das capitais. Dessa forma, novamente o Hospital Ortopédico e o Hospital de Clínicas colocam- se na vanguarda das inovações tecnológicas na área da saúde em nossa região.

 

A utilização desta nova técnica, a qual conta com auxílio de um planejamento pré-operatório tridimensional (3D) e também com a inteligência artificial permitindo a navegação intra-operatória, leva a uma melhor visualização e entendimento da anatomia dos pacientes, possibilitando que, durante o procedimento, o cirurgião consiga posicionar os componentes na localização ideal, respeitando o planejamento realizado previamente.

 

A Artroplastia Reversa de Ombro é indicada em um grande número de situações, tais como Artrose Gleno-Umeral, Artroplastia do Manguito Rotador, Fraturas e Sequelas de Fraturas do Úmero Proximal, entre outros. O Serviço de Cirurgia de Ombro e Cotovelo do Hospital Ortopédico  de Passo Fundo, formado pelos médicos Airton Rodrigues, Francisco Neto, Eder Martel e Marcos Monteiro, tem grande experiência na Artroplastia Reversa convencional e entende que essa tecnologia traz um importante avanço, possibilitando a melhora dos resultados.

 

Mas este procedimento tão complexo exige, além de uma equipe altamente capacitada, uma estrutura que supra as necessidades técnicas para sua realização. Nesse sentido o Hospital de Clínicas de Passo Fundo, instituição que vem se destacando nos últimos anos pelo seu pioneirismo técnico e científico, fornece o alicerce sólido para que Passo Fundo esteja no mapa das primeiras cidades do país a realizarem esta cirurgia.

 

E assim, tanto o Hospital Ortopédico, como o Hospital de Clínicas avançam em suas missões de oferecerem o melhor para os pacientes de Passo Fundo e região, sempre buscando as inovações tecnológicas capazes de auxiliar na melhoria da qualidade de vida da população, sem esquecer do atendimento humanizado e cordial, características que fazem parte do DNA destas instituições.

Blog